Os
mapas são ferramentas pedagógicas essenciais na construção de conhecimentos
geográficos. Sua utilização nos métodos de ensino de Geografia consolidam e
expandem a percepção dos estudantes sobre o mundo, podendo tecer relações de
identidade com o espaço vivido no cotidiano. O trabalho de conclusão de curso, intitulado Cartografias da decolonialidade: o ensino de Geografia no bairro Maré, objetiva demonstrar
uma metodologia de ensino de geografia partindo de mapas decoloniais que
representem a microescala dos fatores geográficos existentes no cotidiano dos
estudantes no bairro Maré, e que agem como potencializadores no processo de
ensino de Geografia. A metodologia desenvolvida atua em cinco etapas que vão da
produção de cartografias sociais até visitas ao Museu da Maré, tecendo
correlações entre as experiências sinestésicas do cotidiano e as demandas
curriculares que são necessárias ao ensino de Geografia. Na construção da
aprendizagem-ensino, os fatores geográficos locais da Maré são poderosas
ferramentas pedagógicas que unem saber, vivência e ensino, numa amálgama que
resulta na melhora dos entendimentos e dinâmicas socioespaciais existentes na Maré.
https://drive.google.com/file/d/12jb1ZaP0WYfJVEmxuUb86uD8IOTwW5CB/view?usp=sharing
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