A animação japonesa, os chamados animes, são normalmente associados a crianças e adolescentes. Animes como Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z, entre outros que fizeram sucesso, tinham enredos bastante fantasiosos mas com conteúdo crítico muito pequeno ou nulo. Porém, há um estúdio de animação japonesa que destoa dessa lógica comercial de animação e prima pela qualidade e crítica que essas obras, não apenas limitadas a jovens pode propor aos seus apreciadores.
O Studio Ghibli emerge como grande centro difusor dessas animações críticas a realidade, e entre suas obras uma das que mais me chamou atenção foi o filme "O Túmulo dos Vagalumes". Uma bela obra de animação que retrata questões vinculadas a diversos problemas do mundo, entre eles a fome, a guerra, o capital, pobreza, miséria. Toda essa gama de problemas é tratada a partir do cotidiano de duas crianças no Japão durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Para aqueles professores do campo da geografia e da história que quiserem trabalhar com o tema da Segunda Guerra Mundial e suas consequências, sem dúvida a obra Túmulo dos Vagalumes se mostra um excelente auxiliar pedagógico para os conteúdos trabalhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário